Trocadores de Calor – BOTFAN™
O trocador de calor ar-ar ou ar-gás pode ser instalado para proporcionar o condicionamento adequado do gás proveniente do processo através do conceito de convecção forçada.


Utilize Trocadores de Calor CRANFOS para Otimizar o Condicionamento de Gases: Reduza a Temperatura, Aumente a Eficiência!
O trocador de calor ar-ar ou ar-gás pode ser instalado para proporcionar o condicionamento adequado do gás proveniente do processo através do conceito de convecção forçada.
Os trocadores de calor CRANFOS são projetados para reduzir a temperatura do gás. Para alcançar esse objetivo, conceitos de convecção são aplicados no dimensionamento e design de nossos equipamentos com alto grau de eficiência.
A construção contém diversos tubos de passagem para o gás proveniente do processo do cliente. O ar passa por uma câmara onde ocorre circulação contínua de ar em temperatura ambiente, permitindo a troca térmica entre o gás e o ar através das paredes dos tubos. O número de tubos define a área na qual ocorrerá a troca. Este dimensionamento leva em consideração arranjos que nossa tecnologia define para proporcionar a melhor área de troca com o fluxo de ar ambiente.
A velocidade com que o gás passará pelos tubos é também um item de suma importância para garantir que não haja grande perda de pressão e para evitar que as partículas de gás adiram à parede interna do tubo, o que aumentaria a perda a ser vencida pelo ventilador.
O arranjo dos tubos e a direção de fluxo adotada fazem com que parte do material particulado seja retida nesta etapa do processo de filtragem. Para este fim, o equipamento é dotado de tremonha(s) para armazenamento e descarga deste material através de transportadores helicoidais, válvulas rotativas, válvulas guilhotina, entre outros.
Reduza o Tamanho dos Equipamentos com os Trocadores de Calor CRANFOS para Economizar e Melhorar a Filtragem!
Um dos principais atrativos deste equipamento é a possibilidade de redução do tamanho do equipamento de filtragem (Bai-Press10 ou Filtro de Mangas HiPress, Precipitador Eletrostático ou outros equipamentos) para o qual o gás será enviado, pois este terá uma vazão volumétrica menor do que a vazão na entrada do trocador, além de haver também uma redução no volume de material particulado, já que parte dele fica retida na tremonha do trocador.
A diminuição da temperatura também influencia na seleção do tipo de manga a ser utilizada no caso de um Filtro de Mangas, uma vez que o material da manga não precisa ser de composição especial para suportar altas temperaturas, o que reduz significativamente o custo deste equipamento.
Ao final, há muitos casos em que o uso de um Trocador de Calor acaba por reduzir o custo total do sistema, pois seu valor pode ser deduzido do montante economizado com a redução do tamanho do equipamento de filtragem e o uso de milhares de mangas de composição mais simples, o que também implica em um menor custo operacional.
Para mais informações, por favor, consulte nossa equipe de Engenharia de Processos.
Equipamentos Relacionados
Alguns de Nossos Clientes
Estabelecemos parcerias, com orgulho, junto a indústrias líderes comprometidas com a responsabilidade ambiental, oferecendo soluções personalizadas que auxiliam na redução de emissões e no cumprimento de padrões regulatórios. Nossos clientes confiam em nossa capacidade de fornecer expertise e inovação, apoiando sua jornada rumo a operações mais limpas e sustentáveis.