Dessulfurização – Sistema Seco

O processo de dessulfurização a seco, baseado no princípio do leito fluidizado circulante (CFB), opera a uma temperatura de aproximadamente 75/85°C, tipicamente utilizando cal hidratada para a absorção combinada de SO2, SO3, HF e HCl. Esse processo transforma os gases supracitados em um produto seco que é coletado no filtro de mangas CRANFOS Bai-Press 10™, de fácil utilização.

Com o Absorvedor CFB CRANFOS, é possível maximizar o controle de emissões com alta eficiência, baixo custo e zero desperdício de água!

O processo de dessulfurização a seco, baseado no princípio do leito fluidizado circulante (CFB), opera a uma temperatura de aproximadamente 75/85°C, tipicamente utilizando cal hidratada para a absorção combinada de SO2, SO3, HF e HCl. Esse processo transforma os gases supracitados em um produto seco que é coletado no filtro de mangas CRANFOS Bai-Press 10™, de fácil utilização.

O absorvedor, instalado antes do Filtro de Mangas Bai-Press 10™, é um duto vertical de gás vazio, com elementos do tipo venturi localizados em sua base, que permitirão a formação da mistura de leito fluidizado com cal hidratada, produtos de dessulfurização recirculados e cinzas de combustão.

Dentro do leito fluidizado circulante, os sólidos são distribuídos ao longo de toda a altura do absorvedor. A velocidade média dos sólidos é muito menor que a velocidade média do gás, sendo a diferença de velocidade denominada ‘velocidade de deslizamento’.

Esta velocidade de deslizamento entre os gases de combustão e os sólidos é o critério fundamental para a transferência de calor e massa dentro do absorvedor de leito fluidizado circulante.

Isso permite que a água seja injetada diretamente no leito fluidizado e que a temperatura de absorção seja controlada independentemente da quantidade de alimentação de cal. O produto de absorção, que consiste principalmente em sulfito de cálcio (CaSO3 x ½ H2O), sulfato de cálcio (CaSO4 x ½ H2O), calcário (CaCO3) e cinzas volantes, é separado do gás de limpeza a jusante no Filtro de Mangas CRANFOS Bai-Press 10™.

Dessulfurização Seca Avançada Bai-Press 10TM: Remoção Superior de SO₂, SO₃ e HCl!

A maior parte do produto coletado no Filtro de Mangas é recirculada de volta ao absorvedor através de calhas fluidizadas, o que permite uma extensão do tempo de retenção de sólidos do sorvente. Isso possibilita reduzir a razão molar Ca/S do processo.

  • Ca(OH)2 + SO2 ↔ CaSO3 . ½ H2O + ½ H2O
  • Ca(OH)2 + SO3 ↔ CaSO4 . ½ H2O + ½ H2O
  • CaSO3 . ½ H2O + ½ O2 ↔ CaSO4 . ½ H2O
  • Ca(OH)2 + 2 HCl ↔ CaCl2 + 2 H2O
  • Ca(OH)2 + 2 HF ↔ CaF2 + 2 H2O
  • Ca(OH)2 + CO2 ↔ CaCO3 + H2O

Vantagens do ABSORVEDOR CFB

No Absorvedor CFB, a injeção de água e cal hidratada é realizada separadamente, de modo que a taxa de injeção de Ca(OH)2 é controlada unicamente pela carga de poluentes na entrada do equipamento e pela redução de emissão desejada, sem ser limitada pela temperatura ou teor de umidade do gás de combustão. Como resultado, o Absorvedor CFB pode ser operado para alcançar a redução de emissões para uma ampla variedade de combustíveis, incluindo carvões ricos em enxofre.

  • Baixos custos de investimento e manutenção;
  • Tecnologia simples, comprovada e confiável;
  • Alimentação seca de absorventes;
  • Além da alta remoção de SO2, também é possível a remoção eficiente de HCl/HF;
  • Remoção total de SO3;
  • Produto final seco;
  • Temperatura de absorção cerca de 20 a 30°C acima do ponto de orvalho da água;
  • Não requer reaquecimento do gás limpo;
  • Não há necessidade de pré-desempoeiramento;
  • Sem desperdício de água;
  • Nenhum equipamento especial dentro do absorvedor;
  • Nenhum material especial – apenas aço carbono;
  • Sem revestimentos de borracha em áreas internas;
  • Não há necessidade de aplicar proteção contra corrosão;
  • Alta eficiência no uso de absorventes devido à recirculação de pó;
  • Possibilidade de operação com cargas reduzidas através da instalação do sistema de recirculação de gás limpo, mantendo constante a vazão do sistema, mesmo com a caldeira operando em baixa carga.

Para mais informações, por favor, consulte nossa equipe de Engenharia de Processos.

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