Equipamentos

Filtro de Mangas de Alta Pressão

Filtro de Mangas de Alta Pressão

A versão mais simples, mas não menos eficaz, de filtragem a seco de gases industriais é o filtro de mangas alta pressão, cujo nome provém do tipo de limpeza ao qual é submetido. É utilizado para filtragem de diversos materiais particulados provenientes de gases de processos industriais, cujo fluxo forçado por meio de exaustão proporciona uma operação de filtragem contínua do gás por meio das mangas.

As mangas, itens vitais para o bom funcionamento e eficiência do equipamento, têm características apropriadas para cada tipo de processo, onde variáveis como temperatura e composição do gás fazem com que a escolha do tipo de manga seja muito importante, já que estas variáveis também aumentarão ou diminuirão a perda de carga total para dimensionamento e especificação do ventilador que fará a exaustão dos gases por meio de dutos e coifas até o filtro.

Com avançadas tecnologias alemãs, as mangas utilizadas em nossos equipamentos são fabricados com os melhores materiais no mercado, e possuem alta resistência e fácil manutenção. São fabricadas conforme projeto, o que permite utilizar diâmetros específicos e de diversos comprimentos. E graças a avançados processos de fabricação, o custo delas não é impedimento para que nossos filtros sejam atrativos financeiramente.

O mesmo sentido pode ser usado para descrever as gaiolas, venturis e demais itens de fixação, que são projetados conforme projeto e são adequados para cada tipo de processo industrial.

Com o passar do tempo, a filtragem do gás retém o material particulado na superfície externa da manga, diminuindo a área de passagem do gás e, consequentemente, aumenta a perda de carga no ventilador. Neste momento, entra o sistema de limpeza que insufla ar comprimido no sistema, mais especificamente no interior das mangas, causando a agitação necessária para desprendimento do material particulado retido.

Esse insuflamento de ar pode ser controlado de forma eletrônica através de um PLC programado para execução automática. O controle é feito com acionamento de válvulas que permitem que o ar comprimido, a uma certa pressão, entre no sistema através de tubos de sopragem, que direcionam o jato de ar para cada manga, criando a agitação necessária.

Uma vez sacudido, o material particulado é desprendido da superfície da manga e cai para o fundo da tremonha, onde fica depositado para um posterior transporte/embalagem. Este transporte também é levado em consideração na hora do projeto para poder ser elaborado um equipamento com diferentes arranjos de tremonhas, o que identificará o melhor tipo de controle de saída desse material, seja por uma rosca transportadora, no caso de tremonhas longitudinais, ou apenas válvula rotativa, no caso de tremonhas piramidais. Até mesmo podem ser montados conjuntos com esses dois equipamentos, usando ou não uma válvula guilhotina para maior controle.

Diferentes e padronizados tipos de entradas influenciaram no tipo de chapa defletora para proteção interna das mangas e de outros componentes internos dimensionados, de forma que não causem uma grande perda de carga no sistema. Para segurança e manutenção interna, são usados, quando requeridos, dampers para controle do fluxo de gás em cada câmera.

A ampla tecnologia da Cranfos proporciona uma maior liberdade para elaborar projetos de filtros para grandes vazões de gás sem que para isso haja uma menor eficiência ou problemas estruturais do nosso equipamento. Em casos especiais, são elaboradas simulações em CFD para uma prévia visualização do sistema em regime de trabalho.